História do Município de Fernandes Pinheiro e o Legislativo Municipal.

por Interlegis — última modificação 14/10/2022 13h48
Textos sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outras.

HISTÓRIA DO MUNICIPIO DE FERNANDES PINHEIRO E DO LEGISLATIVO.

A denominação Fernandes Pinheiro originou-se do nome dado à Estação Ferroviária, em homenagem a um dos diretores da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande do Sul, engenheiro Antonio Augusto Fernandes Pinheiro. Seu primeiro nome foi Imbituvinha. Era parada de tropeiros que vinham do Sul. Há registros de que em 1899, a povoação foi elevada a distrito policial do Município de Santo Antonio de Imbituva, passando, em 1907, a integrar o município de Irati.

Durante a construção da Estrada de Ferro, o povoado passou a pertencer à cidade Imbituva, à qual era ligada por estrada de rodagem. Em 1917, passou a integrar o município de Teixeira Soares, ano em que este se emancipou de Entre Rios.

Nessa época, a Estação de Fernandes Pinheiro era importante centro comercial e industrial, de onde partiam deligências para Imbituva, Prudentópolis e Guarapuava, provenientes da Capital do Estado. De pesquisa realizada com antigos moradores, constata-se que, em Fernandes Pinheiro, havia grandes serrarias, posto de gasolina, banco, açougues, ferraria, padaria, sapataria, hotés, pensão, clubes, cinemas e outra diversões, alfaiataria e costureiras, cartório, fábrica de café, moinho de milho, correio, luz elétrica, telefone, casas comerciais, sorveterias, barbearia, escola, igrejas, médico e dentista.

Em 10 de Dezembro de 1995, realizou-se em Fernandes Pinheiro, o plebiscito para emancipação, sendo constatado o seguinte resultado: Total de eleitores cadastrados de 1862 (um mil, oitocentos e sessenta e dois), dos quais 1472 votaram pelo SIM; 280 eleitores votaram pelo NÃO; 22 eleitores votaram em BRANCO; 36 eleitores votaram NULO e 52 eleitores ABSTENÇÕES, vindo a ser criado o Município de Fernandes Pinheiro.

Este trabalho foi realizado através de reuniões em comunidades do interior e sede, com a participação de políticos, pessoas influentes e que conheciam a realidade local. Foi publicada em Diário Oficial em 28 de Dezembro de 1995, Lei Estadual nº 11.266, de 21 de Dezembro de 1995.

A primeira eleição do município de Fernandes Pinheiro aconteceu em 03 de Outubro de 1996, elegendo seu primeiro Prefeito e Vereadores.

A primeira instalação da Câmara Municipal de Vereadores de Fernandes Pinheiro, Estado do Paraná, ocorreu ao 1º de janeiro de 1997, com o Compromisso e Posse do Prefeito Municipal Emygdio Serpe e Vice Prefeito Municipal José Renanto Zakrzevski. Também houve o Compromisso e Posse dos Senhores Vereadores da Primeira Legislatura da Câmara Municipal para o mandato de 1997/2000, sendo os Vereadores: Hailto Borcath Taborda, Eliton Rosene Pabis, José Kalusz, Edegar de Jesus Alves, Pedro José Francisco, João Urias Barauce, Joares Borcath, Nivaldo de Andrade Bello e Silvio Serpe Sobrinho. A Primeira Legislatura da Câmara Municipal de Fernandes Pinheiro foi a responsável pela Elaboração da Lei Orgânica do Município de Fernandes Pinheiro promulgada em 14 de julho de 1997.